A agulha ideal para cada tipo de tecido – Parte 2

agulha-costura

Há algum tempo fiz um post sobre a agulha ideal para cada tipo de tecido (este aqui), mas pesquisando por aí, percebi que este universo é tão vasto e que vale a pena um outro post para explorar a variedade de agulhas que existem por aí e suas utilidades.

Além dos tamanhos adaptados para os tecidos respectivos, existem tipos de agulhas específicos também!

Vamos dar um passeio neste universo?


Anatomia da agulha

Primeiramente vale conhecer a anatomia da agulha de máquina de costurar. Assim entendemos para que serve cada partezinha:

Ponta (Point)
É a parte que entra em contato com o tecido primeiro. Os tipos de ponta são uma das principais diferenças entre as agulhas.

Buraco da linha (Eye)
É nada mais nada menos que o buraco por onde a linha passa.

Eixo (Shaft)
É a parte mais fina do corpo da agulha (que entra no tecido).

Haste (Shank)
É a parte mais grossa do corpo da agulha (que é encaixada na máquina). Tem dois lados, o plano (onde fica escrita a descrição do tamanho da agulha) e o arredondado, proporcionando encaixe e posicionamento perfeitos.

Scarf (Côncavo)
Reentrância por trás da agulha.

Sulco (Groove)
Sulco frontal no eixo, onde está o buraco da linha.

tipos-de-agulha-para-cada-tipo-de-tecido-sewing-needle

Agora que entendemos melhor tudo que contempla a agulha, vamos entender um pouco da diversidade de agulhas que existem por aí!

Tipos de agulha

Agulha de ponta universal (Universal)
Tem a ponta levemente arredondada e é ideal para tecidos planos e malhas, por estar no meio termo entre a ponta fina e a arredondada. É o tipo mais popular e o que comumente vem de fábrica com as máquinas novas. Está disponível nos tamanhos 11/80 (mais fino) e 14/90 (mais grosso)

Agulha de ponta normal ou fina (Sharp ou Microtex)
Tem a ponta fina e é o tipo ideal para tecidos planos (como o algodão) pois causa uma quantidade mínima de franzido e produz o ponto sem danificar o tecido. Está disponível do tamanho 9/70 (mais fino) ao 18/110 (mais grosso).

Agulha de ponta arredondada (Ball point)
Tem a ponta arredondada e é o tipo ideal para malhas e tecidos com elastano, pois escorrega entre os fios da malha ao invés de perfurar. Está disponível do tamanho 9/70 ao 16/100. Quanto maior a agulha, mais arredondada é a ponta.

Agulha de bordado (Embroidery needles)
Tem o buraco da linha maior para passar fios de bordado (que são mais grossos) e evitar que linhas decorativas se rompam durante o bordado. Está disponível nos tamanhos 11/80 e 14/90.

Agulha de quilting (Betweens)
Menor do que uma agulha normal, com o buraco da linha pequeno, porém mais forte. A ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (sanduíche de manta e tecidos sobrepostos) e para passar por cima de outras costuras sem danificar. Está disponível nos tamanhos 9/70 e 11/80.

Agulha de pesponto (Topstitching)
Tem o buraco da linha maior e um sulco mais profundo a fim de permitir o uso de linhas de pesponto, que são mais pesadas, e linhas duplas para obter um ponto mais pronunciado. Está disponível do tamanho 9/70 ao 14/90.

Agulha para jeans (Denim)
Tem o sulco mais profundo e a ponta é fina. Ela foi projetada para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha. Está disponível do tamanho 9/70 ao 16/100.

Agulha de ponta facetada (Wedge point ou Leather)
Tem a ponta fina e com as bordas facetadas sendo ideal para couro e vinil. Ela facilmente perfura e cria um buraco que vai fechar quando a agulha sair. Está disponível do tamanho 11/80 ao 18/110.

Agulhas com funções diferenciadas:
Além desta variedade de agulhas, ainda podemos contar com agulhas que fazem (ou imitam) costuras diferenciadas, como o exemplo abaixo, da agulha dupla (ideal para simular a costura dupla da máquina galoneira):

tipos-de-Agulhas

Este é um post mais técnico, mas com certeza muito importante para quem já está bem envolvida no mundo da costura. Afinal, usando as melhores ferramentas conseguimos os melhores resultados!

Boa costurice para todos!
Boa semana e até o próximo post =)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>