A agulha ideal para cada tipo de tecido

maquina-de-costura-agulhaEste post vai para ajudar as “costureiras de plantão” ou as curiosas no assunto, em saber escolher a agulha ideal para cada tipo de tecido.

Mesmo sabendo que cada agulha tem sua particularidade e cada tamanho é recomendado para um tipo específico de tecido, assumo que sou um pouco preguiçosa e sempre acabei deixando a mesma agulha para tudo, rs…

Até que… um belo dia… estava eu costurando meu vestido de festa (num shantung de seda finíssimo!) e tive que desfazer uma costura pois o vestido estava apertado (parte chata da costura rs). Enfim, desfiz tudo e por estar costurando com uma agulha mais grossa do que o tecido delicado pedia, o tecido ficou levemente marcado =/ e agora não tem o que fazer, não aparece muito, mas definitivamente fica o aprendizado para as próximas, que faço questão de dividir com vocês!

Normalmente, os tamanhos das agulhas são classificados como Europeu e Americano e vêm escritos na haste da agulha (ex.: 90/14, conforme tabela abaixo é indicada para tecidos pesados como o veludo cotelê)

partes-da-agulha-de-costura tamanho-da-agulha-de-costura-para-cada-tipo-de-tecido

A tabela abaixo mostra exatamente o tamanho ideal de agulha para cada tipo de tecido:

EurpoeuAmericanoTipo de tecidoExemplo
608LeveSeda fina
659LeveRenda
7010Leve / médioCrepe fino
7511MédioCambraia
8012Médio / pesadoAlgodão
9014PesadoVeludo-cotelê
10016/18Pesado / Muito pesadoBrim grosso / Jeans
12019Muito pesadoLona

Seguindo esta tabela, não tem erro!

Mas para quem tem uma certa preguicinha de ficar trocando de agulha (rsrs), vale a atenção para os extremos. Não vá usar uma agulha grossa de jeans em um vestido de festa ou uma blusa de cetim! Nem o contrário… o resultado de usar uma agulha fina, 9 por exemplo, em uma calça jeans será o de ter uma agulha quebrada rs!

Lembrando que, sempre que uma agulha estiver quebrada ou torta, vale trocá-la imediatamente, pois isso compromete totalmente a qualidade dos pontos e da costura.

E não fique preocupada se a agulha quebrar, porque normalmente elas são baratinhas ;)

Eu tenho uma singer e quando preciso comprar agulhas, o pacote sai no máximo uns R$ 5,00.
Aliás, para quem tem Singer, a dica é comprar as agulhas que tem a cabeça/haste dourada, pois são as originais. As prateadas não costumam ter a mesma qualidade e a diferença de preço é muito pequena!

agulha-singer-ideal-para-costura

Trabalhando com cuidado e atenção, você não vai encontrar problemas e dificuldades na hora de confeccionar as suas peças!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que as costurices de vocês fiquem cada dia mais lindas =)

Beijos e uma ótima semana!

8 respostas
  1. Ana Lúcia
    Ana Lúcia says:

    Olá Flávia, pode me ajudar com uma questão? Tenho uma máquina Singer modelo Facilita Pró 5523, dessas mais novas. Costuro à pouco tempo e trabalho com Jeans. Segui as informações no manual onde a orientação é pra utilizar agulhas 2020 e 2045 nos tamanhos 16/18. Como uso linha pra pesponto fui pesquisar novamente e encontrei no próprio Blog da Singer que a agulha ideal para Jeans era a 2026 nos tamanhos 16/18 ??? E agora? Eu nunca usei essa agulha. Coloquei um comentário no post e eles disseram pra eu ligar no 0800 da Singer. Você pode me dar uma orientação sobre qual a agulha ideal?

    Responder
    • Verônica Maliska
      Verônica Maliska says:

      Oi Ana Lúcia…já tive problemas também e aconteceu o mesmo que com vc…0800…e tu deves saber o porque disso! Eles também não não tem o conhecimento específico…sempre quando tenho qualquer problema recorro ao google…esse sim sempre me socorre…nunca me deixou na mão…kkkkk

      Responder
  2. Cris
    Cris says:

    Bom, seu post tá bem legal, mas vc errou ao indicar a agulha com ponta dourada como melhoe. Na verdade as duas são ótimas, mas cada uma na sua função. As agulhas singer de ponta dourada como a da foto são usadas nas máquinas CASEIRAS da Singer. Já as prateadas são para máquinas INDUSTRIAS. Cuidado para não confundirem. Bjs

    Responder
    • Ana Heloísa
      Ana Heloísa says:

      Oi!! Na verdade pelo meu conhecimento a de ponta dourada é para malha e a prata é para algodão, e as industriais não possuem o chanfrado, são totalmente circulares no topo da agulha para encaixe nas máquinas!

      Responder
  3. Silvia Zampar
    Silvia Zampar says:

    A agulha que tem a parte de trás dourada não significa que é “original” e a outra não, como vc fala em seu texto. A com a parte dourada são as agulhas “ponta de bola”, para tecidos elásticos (malha).

    Responder
  4. Cláudia
    Cláudia says:

    Agulhas do cabo dourado sao agulhas próprias pra costurar malha. Alguns as chamam de “ponta bola”. O dourado nao significa necessariamente que são originais. As de cabo prata podem também ser originais.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>