A agulha ideal para cada tipo de tecido

maquina-de-costura-agulhaEste post vai para ajudar as “costureiras de plantão” ou as curiosas no assunto, em saber escolher a agulha ideal para cada tipo de tecido.

Mesmo sabendo que cada agulha tem sua particularidade e cada tamanho é recomendado para um tipo específico de tecido, assumo que sou um pouco preguiçosa e sempre acabei deixando a mesma agulha para tudo, rs…

Até que… um belo dia… estava eu costurando meu vestido de festa (num shantung de seda finíssimo!) e tive que desfazer uma costura pois o vestido estava apertado (parte chata da costura rs). Enfim, desfiz tudo e por estar costurando com uma agulha mais grossa do que o tecido delicado pedia, o tecido ficou levemente marcado =/ e agora não tem o que fazer, não aparece muito, mas definitivamente fica o aprendizado para as próximas, que faço questão de dividir com vocês!

Normalmente, os tamanhos das agulhas são classificados como Europeu e Americano e vêm escritos na haste da agulha (ex.: 90/14, conforme tabela abaixo é indicada para tecidos pesados como o veludo cotelê)

partes-da-agulha-de-costura tamanho-da-agulha-de-costura-para-cada-tipo-de-tecido

A tabela abaixo mostra exatamente o tamanho ideal de agulha para cada tipo de tecido:

EurpoeuAmericanoTipo de tecidoExemplo
608LeveSeda fina
659LeveRenda
7010Leve / médioCrepe fino
7511MédioCambraia
8012Médio / pesadoAlgodão
9014PesadoVeludo-cotelê
10016/18Pesado / Muito pesadoBrim grosso / Jeans
12019Muito pesadoLona

Seguindo esta tabela, não tem erro!

Mas para quem tem uma certa preguicinha de ficar trocando de agulha (rsrs), vale a atenção para os extremos. Não vá usar uma agulha grossa de jeans em um vestido de festa ou uma blusa de cetim! Nem o contrário… o resultado de usar uma agulha fina, 9 por exemplo, em uma calça jeans será o de ter uma agulha quebrada rs!

Lembrando que, sempre que uma agulha estiver quebrada ou torta, vale trocá-la imediatamente, pois isso compromete totalmente a qualidade dos pontos e da costura.

E não fique preocupada se a agulha quebrar, porque normalmente elas são baratinhas ;)

Eu tenho uma singer e quando preciso comprar agulhas, o pacote sai no máximo uns R$ 5,00.
Aliás, para quem tem Singer, a dica é comprar as agulhas que tem a cabeça/haste dourada, pois são as originais. As prateadas não costumam ter a mesma qualidade e a diferença de preço é muito pequena!

agulha-singer-ideal-para-costura

Trabalhando com cuidado e atenção, você não vai encontrar problemas e dificuldades na hora de confeccionar as suas peças!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que as costurices de vocês fiquem cada dia mais lindas =)

Beijos e uma ótima semana!

14 respostas
  1. Ana Lúcia
    Ana Lúcia says:

    Olá Flávia, pode me ajudar com uma questão? Tenho uma máquina Singer modelo Facilita Pró 5523, dessas mais novas. Costuro à pouco tempo e trabalho com Jeans. Segui as informações no manual onde a orientação é pra utilizar agulhas 2020 e 2045 nos tamanhos 16/18. Como uso linha pra pesponto fui pesquisar novamente e encontrei no próprio Blog da Singer que a agulha ideal para Jeans era a 2026 nos tamanhos 16/18 ??? E agora? Eu nunca usei essa agulha. Coloquei um comentário no post e eles disseram pra eu ligar no 0800 da Singer. Você pode me dar uma orientação sobre qual a agulha ideal?

    Responder
    • Verônica Maliska
      Verônica Maliska says:

      Oi Ana Lúcia…já tive problemas também e aconteceu o mesmo que com vc…0800…e tu deves saber o porque disso! Eles também não não tem o conhecimento específico…sempre quando tenho qualquer problema recorro ao google…esse sim sempre me socorre…nunca me deixou na mão…kkkkk

      Responder
  2. Cris
    Cris says:

    Bom, seu post tá bem legal, mas vc errou ao indicar a agulha com ponta dourada como melhoe. Na verdade as duas são ótimas, mas cada uma na sua função. As agulhas singer de ponta dourada como a da foto são usadas nas máquinas CASEIRAS da Singer. Já as prateadas são para máquinas INDUSTRIAS. Cuidado para não confundirem. Bjs

    Responder
    • Ana Heloísa
      Ana Heloísa says:

      Oi!! Na verdade pelo meu conhecimento a de ponta dourada é para malha e a prata é para algodão, e as industriais não possuem o chanfrado, são totalmente circulares no topo da agulha para encaixe nas máquinas!

      Responder
      • Dayane Kelly
        Dayane Kelly says:

        As do pacote todo vermelho são as agulha para máquinas domésticas, que possui um chanfrado na cabeça para encaixe. Elas podem ser com cabeça dourada (ponta tipo bola) que são indicadas para tecidos finos e/ou tecidos elásticos ou com cabeça prateada (ponta tipo seta) que são indicadas para tecidos planos e/ou grossos. O código correspondente das mesmas são 2045 e 2020, e esse código se encontra na parte de trás da embalagem.
        As do pacote com a parte de cima verde são as de máquinas industriais, que não possuem o chanfrado na cabeça para encaixe.

        Responder
  3. Silvia Zampar
    Silvia Zampar says:

    A agulha que tem a parte de trás dourada não significa que é “original” e a outra não, como vc fala em seu texto. A com a parte dourada são as agulhas “ponta de bola”, para tecidos elásticos (malha).

    Responder
  4. Cláudia
    Cláudia says:

    Agulhas do cabo dourado sao agulhas próprias pra costurar malha. Alguns as chamam de “ponta bola”. O dourado nao significa necessariamente que são originais. As de cabo prata podem também ser originais.

    Responder
  5. Yvane
    Yvane says:

    Qual a máquina ideal da Singer atual(lançamento), a melhor?
    Porque a minha ainda é aquela de ferro e plástico (Facilita)! E gostaria de uma mais Modena.
    Obrigada!
    Yvane

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>