CAPA5-como-arrumar-linha-embolada-costura

Como arrumar linha embolada nas costuras

Diga adeus à linha embolada!

A linha embolada é um problema de certa forma comum quando estamos costurando (principalmente para quem está começando a se aventurar na costura).

como-arrumar-linha-embolada-costura como-evitar-linha-embolada-na-costura

Pode acontecer tanto na parte de baixo do tecido como em cima, mas o que interessa é que ninguém quer uma costura com pontos soltos e embolados! Rs

Mesmo costurando há mais de 5 anos, isso aconteceu comigo semana passada e quase me descabelei até achar a solução (que no final era a mais simples de todas! rs), por isso resolvi fazer este post, para ajudar as amigas também ;)

Vamos aprender então como arrumar ou evitar que este problema de linha embolada aconteça?

Esta situação pode acontecer por algumas causas.
Vou listar algumas, espero poder ajudar quem estiver em apuros ;)

1) Bobina incompatível com a sua máquina

Por incrível que pareça, as vezes acabamos “rachando a cabeça” de pensar e o problema é simples de tudo (foi o que aconteceu comigo semana passada, rs).

Simplesmente pode acontecer de você estar utilizando uma bobina maior ou menor do que a sua máquina comporta.

Exemplo de uma bobina maior:

como-arrumar-linha-embolada-costura-bobina

Muitas vezes isso acontece quando compramos um saco de bobinas a parte, ou não especificamos qual é o nosso modelo de máquina.

Se seu problema for este, basta colocar a bobina que encaixe corretamente e problema resolvido!

2) Linha passada de forma incorreta na bobina

Geralmente quando a linha fica embolada na parte de cima do tecido, o problema pode ser na forma que você passou a linha na bobina.

A posição correta da bobina é com a linha sempre saindo para o lado esquerdo (esquerdo considerando você olhando para a bobina). Aí você passa a linha por estas duas cavidades sinalizadas abaixo (na ordem indicada abaixo):

Como-colocar-bobina-na-maquina-de-costura-singer passo-a-passo-como-colocar-bobina-na-maquina-de-costura-singer

Se você fez isso corretamente e ainda assim está tendo problemas, pode ser que a linha tenha ficado embolada na própria bobina, ou seja, na hora que você foi encher a bobina.

Para encher a bobina corretamente, lembre-se que sempre você deve segurar firme a linha que sobra para cima, se deixar meio “frouxa” pode ser que a linha embole na bobina.

como-passar-linha-na-bobina-da-maquina-singer-costura-sew

3) Linha passada de forma incorreta na máquina

Quando o embolado de linha acontece na parte de trás do tecido, pode ser que o problema tenha sido na passagem de linha, inclusive na tensão da máquina.

Coloco abaixo uma imagem sinalizando 2 locais que se a linha foi passada errada, podem ocasionar este tipo de problema:

como-passar-linha-na-maquina-singer-para-nao-embolar

4) Falta de óleo na máquina

Não sei ao certo de a falta de óleo pode de fato ocasionar o embolamento de linha, mas sei que se não colocamos óleo (de máquina! Não óleo de cozinha! Rs) com a frequência devida em nossas máquinas, elas podem não apresentar o melhor resultado.

 

Espero ter ajudado de alguma forma as que já tiveram este tipo de problema. É a melhor coisa quando conseguimos resolver estas eventualidades com rapidez!

Se você já teve este problema, conta aqui pra gente como resolveu! ;)

Quem gostou desta dica, pode curtir a página no Facebook (aqui)
Lá sempre coloco todos os novos posts do site!

Uma ótima semana e boas costuras!

34 respostas
    • Neida
      Neida says:

      Obrigada! Estou iniciando trabalhos com costura e minha máquina ficou sem uso o ir um bom tempo. Já ia confirmar a visita do técnico e com essa ajuda resolvi o problema. Era falta de óleo.

      Responder
    • Neida
      Neida says:

      Obrigada! Estou iniciando trabalhos com costura e minha máquina ficou sem uso por um bom tempo. Já ia confirmar a visita do técnico e com essa ajuda resolvi o problema. Era falta de óleo.

      Responder
  1. adriana machado
    adriana machado says:

    Muito obrigado pelas dicas,minha maquina esta parada a semanas achando que estava quebrada,,,obrigada e parabens pelos trabalhos,,,,

    Responder
  2. dilma cristina
    dilma cristina says:

    obrigada pela ajuda pois eu ganhei uma maquina da mimha sogra e aconteceu de a linha embola , como nao tenho esperiencia fiquei triste mais com a sua ajuda deu certo Obrigada fica com Deus..

    Responder
  3. M Helena
    M Helena says:

    Boa tarde!
    Fiz tudo que você indicou e o ponto ficou maravilhoso, já ia gastar uma grana pra chamar um técnico, obrigada! E a partir de agora farei uma limpeza e lubrificação todo mês pra garantir.
    Beijos, valeu as dicas.

    Responder
  4. vania rodrigues delara souza
    vania rodrigues delara souza says:

    minha maquina singer brilhance ,para de costura trava e pucha o tecido para baixo e nao costura mais enrola linha por dentro da maquina na pate de cima ,como posso fazer

    Responder
  5. Camila Nunes
    Camila Nunes says:

    Bom dia! Tenho um modelo igual ao seu da Singer, estava normal até ontem rsrs, e do nada começou a embolar . Onde devo lubrificar esta máquina? E a bobina correta eh a baixa mesmo? Bju

    Responder
  6. Thais
    Thais says:

    Estava quebrando a cabeça a horas kkkk… mal li o q vc postou já resolvi o problema, linha da bobina estava frouxa, estou super feliz aprendendo muitooo… Obg pela ajuda!

    Responder
  7. Adriana
    Adriana says:

    Boa tarde!
    Estou iniciando e você me ajudou bastante, achei que a máquina que comprei estava com defeito e após seguir todos os passos o embolado gigantesco foi resolvido, mas ainda o ponto de baixo não fica perfeito, parece meio frouxo, você tem alguma outra dica para consertar isto?
    Obrigada e parabéns pelo post!!

    Responder
  8. Máira
    Máira says:

    Olá amiga, então, fiz tudo o que vc falou e não tem jeito. A costura na parte de cima não fica correta como a de baixo. Não é que fique frouxa mas fica diferente. Meu Deus, preciso acabar uns trabalhos (faço toalhinhas de lavabo e de prato) e não tenho como acertar. Obrigada pelas dicas, mas infelizmente… Vou tentar comprar uma agulha um pouco mais grossa talvez… Abraço

    Responder
  9. Lucia maria
    Lucia maria says:

    Tenho uma Maquina de Costura Brother CE5500, a mesma embola direto a linha da bobina, não posso fazer nenhum compromisso, pois não sei quanto tempo demoro na peleja de desembolar a linha, no manual não tem explicação nenhuma a respeito deste problema!!

    Responder
  10. Priscilla Santos
    Priscilla Santos says:

    MUITO OBRIGADO FLÁVIA POR AJUDAR ….. COM ESTE SITE AJUDA E DESENROLAR PROBLEMAS… EU FAÇO ALMOFADAS E O MAIS EMPOLGANTE QUANDO COMEÇAMOS A TRABALHAR COM COSTURAS E ARTES, É QUE GANHAMOS PRA ISSO PQ EU NUNCA TINHA VENDIDO MEUS TRABALHOS E ESTOU COMEÇANDO AGR… MINHA MÃE É COSTUREIRA PROFISSIONAL SÓ QUE MORO MUITO LONGE DELA ENTÃO PASSEI UM SUFOCO AQUI COM A MAQUINA E ACABEI DE SABER QUE O PROBLEMA ERA SUPER SIMPLES…. OBG POR AJUDAR NÃO SÓ EU, MAS TDS AS PESSOAS QUE PRECISAM E ACHAM SOLUÇÕES PARA MELHORAS…..

    Responder
  11. angelina
    angelina says:

    Olá.
    Entrei no site buscando entender o por quê de linha de baixo embolando… Fiz todas as alternativas apresentadas aqui e apesar de muito úteis não resolveram meu problema…fiquei pasma quando resolvi trocar de marca de linha e o ponto ficou perfeito….Resolvi entao, compartilhar minha experiência com vcs embora sem saber explicar como e por que isso ocorre…Alguém poderia elucidar? Bjs a tod@s e obrigada.

    Responder
  12. Bruna
    Bruna says:

    SOCORROOOOOO…… Ganhei uma maquina singer 248 (antiga) e como sou inexperiente embolei a linha na costura, pra soltar o tecido da maquina acabei soltando a linha da bobina do lugar e agora não consigo colocá-la. Por favor me ajudem… Já assisti todos os videos do YouTube desta maquina e até agora nao consegui! Desde já obrigada

    Responder
  13. Escolastica C, Pasti
    Escolastica C, Pasti says:

    Costuro a decadas só para a família, troquei de máquina e estava nervosa co. O monte de linha na cstura inferior,não sabia que a lunha frocha na bobina e falta de óleo podia fazer isso. Me ajudou muito.

    Responder
  14. Jovanna silva dos Santos
    Jovanna silva dos Santos says:

    Olá, eu acabei de comprar uma singer start 1306 e logo comecei a costurar ate ai tudo bem depois peguei uma malha pra costurar e o tecido começou a enganchar nos dentes e já comecei a ficar meio preocupada porém continuei a costura mas agora ela não ta costurando mais ou a linha embola ou ela trava por favor alguém me ajuda não sei o que fazer ela é nova e meu pai ainda nem terminou de pagar.

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>