Como montar bolso lateral de calça

Divido com vocês no post de hoje um passo a passo de como montar um bolso lateral de calça. O processo de montagem para este tipo de bolso é o mesmo em short ou saia também!

O bolso lateral é aquele que muitas vezes serve de enfeite na calça, mais para dar um charme. Mas como a costura é nossa, podemos fazer ele com a profundidade que quisermos! rs (eu mesma adoro um bolso com fundo verdadeiro, pra poder carregar o celular de um lado para o outro rs).

Como comentei recentemente, tenho procurado me aperfeiçoar em fazer calças (vamos seguir o ditado “a prática leva a perfeição” rs). Então, este tutorial é com base em uma calça skinny de sarja estampada que estou costurando. Já estou quase acabando (falta só fazer a barra!) e aí divido o resultado com vocês!

Então chega de conversa e vamos para o tutorial! ;)

1. Corte os bolsos. O bolso é composto de 4 partes e é traçado em cima do molde da calça.
Estas 4 partes são divididas em 2 bolsos inteiriços (ou seja, até a parte da calça que liga no cós) e as outras 2 partes são cortadas já rente a boca do bolso (deixando apenas um espaço para costura).

000_como_montar_bolso_lateral_calca
01_como_montar_bolso_lateral_calca

2. Colocando direito com direito (não sabe o que é direito com direito? Clique aqui e entenda), costure a parte do bolso menor (que foi cortado rente a boca) una a boca do bolso seguindo o carbono.

2_como_montar_bolso_lateral_calca

3. Corte o excesso da costura.

3_como_montar_bolso_lateral_calca

4. Faça a costura rebatida para assentar o bolso (não sabe o que é rebatido? Veja a explicação aqui).

4_como_montar_bolso_lateral_calca

5. Jogando o bolso para trás da calça, ajeite as costuras da boca do bolso e costure a parte da frente com um pezinho de distância da margem para que o bolsinho fique assentado.

5_como_montar_bolso_lateral_calca

6. Agora é hora de encaixar a outra parte do bolso. Basta coloca-la por trás da calça (direito do bolso com avesso da calça, ou seja, na imagem abaixo, basta “deslizar” o bolso para esquerda entrando por baixo da calça). Para ficar fácil, é só lembrar como fica mesmo o bolso nas calças. A parte estampada tem que aparecer em cima da boca do bolso.

6_como_montar_bolso_lateral_calca

7. Alfinete e costure a volta do bolso

7_como_montar_bolso_lateral_calca

8. Equilibre o bolso para os carbonos do bolso e da lateral da calça baterem e aí basta alfinetar a lateral da calça junto com o bolso e costurar tudo junto.

8_como_montar_bolso_lateral_calca

9. Pronto! Bolso costurado e bem acabado. Depois é só colocar o cós na calça (na foto abaixo eu já tinha colocado) e o bolso fica certinho!

9_como_montar_bolso_lateral_calca_bolso_pronto

Espero que tenham gostado deste passo a passo e que possa contribuir com a construção de muitos bolsinhos por aí :) Para ficar por dentro de mais novidades do universo da moda e da costura, siga o Pedaço de Sonho no Facebook (clique aqui)

Quer mostrar como ficou o bolso que você fez aqui no site? Mande a sua foto no pedacodesonho@gmail.com

Uma ótima semana a todos e até o próximo post!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>