A peça mais fácil de costurar para iniciantes

Para quem tem vontade/curiosidade de começar a se aventurar na costura, neste post vai uma dica sobre qual é a peça mais fácil de costurar para os iniciantes, a saia reta.

A saia reta é um modelo clássico e deixa qualquer visual mais charmoso. O cumprimento da saia também vai a gosto do freguês, podendo ser micro saia, mini saia, curta, padrão, na altura do joelho, midi (pouco abaixo) ou na altura da canela (As saias mais longas que isso já não ficam legais no modelo saia reta, pois devem ter um pouco de evasê para as pernas não ficarem presas e acontecer de perder a liberdade de movimento).

cumprimento-saia-ideal

Já que estamos falando de tantas possibilidades de saias, vale dar uma passeada neste universo antes de entender um pouquinho dos passos básicos de montagem de uma saia reta!

modelos-de-saia-lapiscomo-usar-saia-lapis saia-reta  saia-lapis-moderna saia-lapis-onca saia-lapis-facil-de-fazersaia-lapis-classica saia-lpis-ralph-lauren Saia-reta-renner saia-lapis-como-usar  tendencia-moda-saia-lapis  modelos-de-saia-lapis2 saia-lapis-lindas

Estes modelos são os de saia reta mais cumprido. Normalmente conhecidas por Saia lápis, este modelo é muito usado no look social (sucesso no trabalho), mas muitas vezes combinando peças e acessórios mais arrojados, pode tornar o modelo mais casual e descolado!

Mas as opções de saia reta não param por aí. Para quem também gosta dos modelos mais curtos, existem boas opções!
Paetês, bordados ou até os modelos mais básicos ganham destaque :)

saia-reta-de-paetesaia-reta-curta saias-moda-2014 saia-reta-curta-estampadasaia-reta-de-renda-curta  saia-rock  saia-curta

Sabendo que o trabalho de fazer uma saia curta ou longa é o mesmo (só precisamos de menos ou mais tecido), vale apresentar quais são as principais fases na costura de uma saia reta.

molde-desenho-saia-reta
1. A saia pode ou não ter cós (e você pode optar se quer uma saia cintura alta ou baixa), cabe a você decidir.

2. Sempre devemos fechar as pences para que a saia se ajuste melhor ao corpo

3. Para qualquer peça que formos fazer, temos que fazer a barra ou bainha

4. E para finalizar, fechar o zíper (que pode ser um zíper invisível ou não), dependendo do estilo da sua saia.

Coloco aqui também a imagem de um molde básico de saia para que possam ter uma primeira ideia de como as coisas funcionam:

molde-saia-reta-facil

Geralmente os moldes são feitos representando a metade da roupa, ou seja, costumamos dobrar o tecido e cortar as partes em cima para que fiquem duplicadas.

Para quem nunca teve contato com a costura, não se assuste! Rs

É natural não entender um molde a 1ª vez que vemos. Quando comecei a costurar, não tinha muita noção vendo tudo pela metade e tinha dúvidas do que significava cada uma destas linhas… mas com a prática, não é um bicho de sete cabeças!

Para quem gostou do assunto e gostaria de aprofundar o conhecimento, recomendo o livro “O grande livro da costura” da Gil Brandão. Não é um livro novo, mas explica muito detalhadamente os fundamentos da costura e da criação de moldes. O bacana é que este livro é fácil de encontrar na internet para fazer download gratuitamente. É bem legal e completo.
Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido animar algumas possíveis novas aventureiras da costura =)

Um beijo e até o próximo post ;)

8 respostas
  1. vania
    vania says:

    Olá, amei sua explicação , estou iniciando no mundos das costuras, fico encantada, porem tenho tido dificuldades, fiz uma saia lápis e coloquei elástico no cós, porém não achei legal , queria saber se posso tirar o elástico da parte da frente e deixar só na parte de trás…. bjus

    Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>