Profissões possíveis no mundo da moda

Mais de 10 profissões compõe o universo da moda

Para quem tem curiosidade sobre como é atuar profissionalmente no ramo de costura ou de moda, divido hoje com vocês um pouco das variadas profissões que compõe este universo.

Eu mesma não tinha a visibilidade que se tratava de um mercado tão grande e cheio de possibilidades.

De acordo com o Dicionário das Profissões, ele contabiliza até 11 áreas de atuação.
Vamos conhecê-las?

tecnologo-textil-profissoes-da-moda1) TECNÓLOGO TÊXTIL (superior): Pode trabalhar nos processos de fiação, tecelagem, malharia, tinturaria, confecção e acabamento de roupas, assim como suas principais características e rendimentos. O profissional está habilitado a pesquisar, projetar e dirigir implantações na indústria têxtil e de confecções. Ele participa de todas as fases do processo têxtil e também: avalia e sugere as matérias a serem utilizadas, dirige e supervisiona os sistemas de produção, chefia equipes de: projetos, produção e controle, realiza trabalhos técnicos de atualização e manutenção de equipamentos, organiza a melhor forma de produzir um produto, faz avaliações de produtos, é o representante técnico, integra departamentos de compras e vendas ou de marketing têxtil. No processo de tecelagem, poderá desenvolver padronagens e na fase de confecção, trabalhará com especialistas como o designer de moda.

 

engenheiro-textil-profissoes-da-moda2) ENGENHEIRO TÊXTIL (superior): Atua tanto no setor de vestuário em geral como em velas de barco, estofamento para automóvel, telas para a proteção de construção civil e utensílios domésticos. As opções deste profissional no mercado de trabalhos são: especialização de pesquisas de matérias-primas, produção de projetos, projetos de equipamentos, gerências nas linhas de produção, administração de todas as etapas de produção da indústria.
A diferença entre estas duas profissões é que o Tecnólogo Têxtil é um profissional mais administrativo de que o Engenheiro Têxtil, que atua mais na área de pesquisa.

 

tecnico-textil-profissoes-da-moda3) TÉCNICO TÊXTIL (médio): Profissional de roupas e tecidos atua em três frentes: na produção têxtil (elabora projetos de instalação industrial, supervisiona a produção dos fios e tecidos segundo padrões de qualidade e quantidade predeterminados e orienta sobre a manutenção de equipamentos), na área de acabamento têxtil e químico (participa da elaboração de projetos de instalações industriais, coordena os processos de beneficiamento e acabamento dos fios e estampas, realiza ensaios, pesquisa sobre a matéria-prima, formula e analisa soluções para os diversos procedimentos de análise química conduzindo e gerenciando processos de estamparia e tingimento) e na indústria de vestuário (supervisiona as etapas do processo produtivo, fiscaliza a qualidade das peças, seleciona tecidos e aviamentos e comercializa os produtos.

 

tecnico-em-vestuario-profissoes-da-moda4) TÉCNICO EM VESTUÁRIO (médio e superior): Atua diretamente no processo de confecção da peça zelando por todos os aspectos da produção. Da pesquisa das tendências do mercado ao planejamento, organização e controle da fabricação de uma peça de roupa ao tecido, calcula a matéria-prima necessária, o tempo e métodos de trabalhos a serem utilizados, cuidados relacionados a higiene e à segurança dos trabalhadores, além da operação correta e manutenção da maquinaria usada.
figurinista-profissoes-do-mundo-da-moda5) FIGURINISTA (médio, superior, profissionalizante): Responsável pela criação de todas as roupas e acessórios usados pelos atores na mídia, criando as peças de vestuário e supervisão de sua produção. Para realizar este trabalho, o profissional deve ter capacidade de propor soluções, criatividade e realizar pesquisas constantes, além de facilitar o trabalho em equipe.
Pode atuar também em desfiles de moda e nas escolas de samba.

 

estilista-de-moda-ideias-de-profissoes-da-moda6) ESTILISTA DE MODA (superior e profissionalizante): Sensibilidade, inspiração, criatividade, visão comercial são requisitos básicos para quem deseja ser estilista de moda, além de estar sempre atento as novas tendências no país e no mundo. O profissional pode especializar em moda masculina, feminina, infantil, praia, cama, mesa banho e acessórios. Ele atua desenvolvendo coleções, criação de grife, desfiles, feiras e salões de moda.


modelista-profissoes-do-mundo-da-moda7) MODELISTA (médio, superior, profissionalizante)
: Atua na interpretação do desenho de uma roupa. Traduzindo, adaptando, ajustando, costurando com a ajuda de tesouras, tecidos, papel, caneta, lápis, borracha, giz para costura e o molde. Mas sua principal responsabilidade é o protótipo de uma roupa. São atributos essências para este profissional: memória, dedicação, sensibilidade, observação, boa capacidade de abstração e estar sempre antenado com a moda.

 

costureira-profissoes-da-moda8) COSTURA (profissionalizante): 50% deste profissional se formam na prática. Requistos básicos: agilidade, responsabilidade com as datas e entregas, saber trabalhar sobre pressão, habilidade manual, dedicação e perfeccionismo. Atua como autônomo como na terceirização para indústria. Produção de peças de vestuário, execução de reparos e reforma de roupas são os principais serviços prestados pelo costureiro.

 

alfaiate-profissoes-do-mundo-da-moda9) ALFAIATE (superior, profissionalizante, médio): Característica principal da profissão: Uma das mais tracionais e muito artesanal. Quando se fala em Alfaiate não pode deixar de imaginar uma linda peça sob medida, acabamento perfeito, feita com tecido escolhido e caimento sem defeito.

 

artesao-profissoes-do-mundo-da-moda10) ARTESÃO (profissionalizante): Principal característica desta profissão é a produção unitária. Os produtos podem ser feito em barro, argila, corda, tecido, madeira, cipó, sisal, lixo, vegetais, bambu, couro, metal, palha, grãos, semente, pedras semipreciosas etc. O Artesão reflete também a cultura local, as relações sócias, entre outras. Ele pode atuar expondo seus produtos em cooperativas, feiras, comercio em geral, ateliê.

 

tecelao-profissoes-da-moda11) TECELÃO (profissionalizante): Atua nas indústrias têxteis, vestuário, artesanato ou dedica a tecelagem artesanal (como em tapetes, malhas, fiação de tecido, redes, mantas entre outras). Apesar da globalização e modernização das profissões este ramo ainda é muito valorizado pela qualidade das peças, beleza e exclusividade e no setor de decorações. Este mercado é muito restrito, mas oferece a perspectiva de melhores rendimentos e de realização de uma atividade mais criativa.

Gostaram?
Se você já está inserido neste mundo, qual a sua profissão? Vamos trocar ideias!
Espero poder ajudar os interessados neste universo a conhecer um pouquinho mais a área profissionalmente. Quem sabe alguém se anima?
Quando fazemos algo com amor, com certeza teremos sucesso em qualquer empreitada!

Quer ficar por dentro de mais novidades do site?

Curta a página do Pedaço de Sonho no Facebook (clique aqui!) :)

Uma ótima semana a todos!

Beijos,

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>